2021/06/15 Secretaria de Assistência Social

Dia 15 de Junho dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa!

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, e o Junho Violeta, foram instituídos em 2006 pela Organização das Nações Unidas – (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, que tem o objetivo de desenvolver uma consciência mundial, social e política no combate a esse tipo de problema.
.
No Brasil, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro, que é destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país. A lei especifica os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores. .
Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o número 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24h, inclusive em finais de semana e feriados.
.
Para a Secretária Municipal da Assistência Social de São Valério-TO, Iseni Arraes, “A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. “O idoso se torna uma vítima fácil, por, muitas vezes, depende de seus familiares em diversos aspectos, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar” ações como essa chamam atenção para que possamos tratar os idosos com dignidade e respeita-los de forma que merecem, pois, viveram uma vida árdua para chegarem aonde chegaram” destaca a secretária.
Prefeito: Olímpio Arraes, Primeira-Dama Iseni Arraes;