2023/03/24 Secretaria de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente de São Valério realiza a primeira Operação Xô Dengue 2023

Equipe da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente

A ação é promovida pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Prefeitura municipal de São Valério, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a primeira Operação “Xô Dengue 2023”. O objetivo da ação é diminuir a transmissão do mosquito Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya, na cidade.

A equipe percorreu as ruas da cidade em um caminhão, recolhendo pneus velhos, vasos sanitários em desuso, latas, caixas d’águas, e outros objetos que acumulam água parada, locais favoráveis para a proliferação do mosquito. Além disso, foi feita a borrifação em áreas com risco de transmissão.A equipe de Endemias também participou da ação, entregando folhetos informativos e esclarecendo dúvidas dos munícipes sobre o ciclo de contaminação dessas doenças. A população foi incentivada a contribuir na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya, mantendo suas residências livres de objetos que possam acumular água parada.De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação foi um sucesso, pois foi possível recolher uma grande quantidade de objetos que poderiam se tornar criadouros do mosquito. Além disso, a população também foi orientada sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros em suas casas e terrenos, contribuindo para a diminuição da incidência dessas doenças.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também destacou a importância da participação da população na prevenção dessas doenças, mantendo seus quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água parada. Além disso, a secretaria ressaltou a necessidade de manter as caixas d’água bem fechadas, para evitar a entrada do mosquito.

O prefeito Olímpio Arraes destacou a importância deste trabalho e enfatizou que a gestão está comprometida com o desenvolvimento e qualidade de vida da população. Ele ainda parabenizou a população pela participação na ação “Operação Xô Dengue 2023” e reforçou que a luta contra o mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos. A Operação Xô Dengue 2023 é uma iniciativa importante da Prefeitura de São Valério, que visa combater a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e proteger a população local. Com a participação ativa da população, é possível evitar a proliferação do mosquito e prevenir a ocorrência dessas doenças.

Mais Imagens