2023/05/24

Campanha contra a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente

Campanha Faça Bonito

🌼O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data é marcada a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

📍Para lembrar o momento e alertar a comunidade com relação ao tema, a Prefeitura de São Valério, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveram uma semana inteira entre os dias 16 a 19 de maio, de atividades, palestas e rodas de conversas, na Escola Estadual Regina Siqueirca Campos, Escola Municipal Getúlio Vargas, CMEI Eduardo Elias Zanatta e para as crianças e adolescentes atendidos pelos Programas do CRAS.

“O objetivo é alertar, conscientizar e mobilizar os educandos em prol dos direitos da criança e do adolescente, orienta-los e fazer com que eles entendam a de forma segura e protegida que eles podem ser livres do abuso e da exploração sexual”, alertou a Diretora do CRAS Michele Mesquita.
.

No Momento a Secretária de Assitência Social e Primeira-Dama Iseni Arraes falou da importância da Campanha, ressaltou a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Todas as formas de violência afetam o desenvolvimento das crianças e adolescente, então, é importante desenvolver um trabalho para que a comunidade de São Valério saiba identificar tais situações no dia a dia e entender como é necessário denunciar esses casos”, finalizou a secretária.

🌼18 de maio – A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.